Edição do dia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
neblina
21.9 ° C
25.4 °
20.9 °
100 %
3.1kmh
75 %
Qui
23 °
Sex
21 °
Sáb
20 °
Dom
21 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Ron Lam pede esclarecimentos ao Governo sobre as “lacunas” que terão provocado...

      Ron Lam pede esclarecimentos ao Governo sobre as “lacunas” que terão provocado o recente surto de Covid-19

      Um dos novos deputados eleitos à Assembleia Legislativa, Ron Lam, pediu ao Governo para esclarecer a população sobre as causas do recente surto de Covid-19 em Macau, que terá começado por se propagar nos funcionários dos hotéis de quarentena.

       

      Joana Chantre

       

      O novo deputado eleito à Assembleia Legislativa (AL), Ron Lam, endereçou ontem uma interpelação ao Governo em que pede mais detalhes sobre o recente surto de Covid-19. O parlamentar pergunta, na interpelação, quais as directrizes aplicadas aos seguranças dos hotéis de quarentena que lidavam directamente com as pessoas em isolamento antes da infecção dos seguranças do hotel Golden Crown.

      Por outro lado, o deputado interroga o Governo sobre se foi feita alguma investigação acerca das responsabilidades no âmbito de uma eventual falha na regulamentação dos procedimentos. No seguimento, Ron Lam pergunta quais foram as medidas implementadas pelo Governo após a detecção da infecção nos seguranças do hotel para que a situação não se repita.

      Na interpelação, Ron Lam questiona também quais as medidas que serão aplicadas para garantir que os cidadãos em quarentena são transportados em segurança dos centros de triagem até aos hotéis de isolamento. Por fim, o deputado lembra que as autoridades de outros países e regiões concedem subsídios a pessoas que estão em isolamento e também às empresas afectadas. “Irão as autoridades considerar um subsídio para aliviar o impacto do isolamento sobre as pessoas em isolamento e sobre os seus negócios, ao mesmo tempo que se previnem devidamente as epidemias?”, questiona.

      Recorde-se que, no final de Setembro, foram detectados seis casos de infecção em seguranças do hotéis Golden Crown e Treasure, que servem para quarentenas. Os Serviços de Saúde informaram depois que dois dos seguranças estiveram próximos de um residente infectado estando com a máscara mal colocada. Ron Lam diz mesmo que havia seguranças dos hotéis de quarentena que lidavam com as pessoas em quarentena sem usarem máscara.

      Ron Lam afirma mesmo que “o facto de os seguranças do hotel não terem usado máscaras durante um longo período de tempo e não terem sido detectados não é apenas uma questão de responsabilidade pessoal por parte dos seguranças e sim destaca a negligência do Governo e as lacunas óbvias na gestão de hotéis de isolamento”.

      O caso levou ao contágio de 12 pessoas no total, o que, consequentemente, fez com que fossem encerradas as fronteiras com Zhuhai durante 23 dias, o que “causou um sério impacto socioeconómico em Macau”. O deputado lembrou que a Comissão Nacional de Saúde, quando esteve em Macau, tinha aconselhado a que os profissionais que trabalham directamente com pessoas em isolamento a ficarem em regime de “circuito fechado”. “É inaceitável que, após o aviso do Comissão Nacional de Saúde, as autoridades não só não tenham implementado a gestão de ciclo fechado de forma atempada, como também não tenham implementado as recomendações”, critica.

      “As duas vagas da epidemia foram claramente o resultado de um lapso óbvio no controlo governamental do pessoal em hotéis de quarentena”, aponta o parlamentar, sugerindo que “a Administração deve conduzir uma investigação aprofundada sobre as circunstâncias que envolvem este incidente, dar ao público um relato claro das causas, e ser responsável pelos factos, a fim de evitar a recorrência do problema”.