Edição do dia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
23.9 ° C
27.6 °
22.9 °
88 %
2.1kmh
75 %
Qui
24 °
Sex
21 °
Sáb
20 °
Dom
21 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Substituição de cabos de alta tensão obriga Metro Ligeiro a parar seis...

      Substituição de cabos de alta tensão obriga Metro Ligeiro a parar seis meses  

      Numa das últimas inspecções às infra-estruturas do Metro Ligeiro de Macau, foi detectado o sobreaquecimento dos cabos de alta tensão de 22 kV utilizados no sistema, provocando falhas no funcionamento do sistema eléctrico. Dado que o sistema do Metro ainda se encontra dentro do prazo de garantia, a Mitsubishi Heavy Industries irá proceder à substituição, a título gratuito, dos cabos de alta tensão na Linha da Taipa, pelo que os respectivos serviços serão suspensos a partir do dia 20 de Outubro, anunciou o Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas (GDI) e Sociedade do Metro Ligeiro de Macau em nota de imprensa conjunta.

      Os trabalhos de substituição incluem a remoção e colocação dos novos cabos de alta tensão de 22 kV e dos respectivos componentes fixos, com um comprimento total de cerca de 124 km. Devido ao grande volume de trabalho e à complexidade dos procedimentos envolvidos, a equipa de engenharia chegou a ponderar a respectiva substituição entre o termo dos serviços diários do metro e a sua partida no dia seguinte. Contudo, estima-se que o horário de trabalho fosse, assim, no máximo, de 3,5 horas por dia, obrigando à substituição de todos os cabos por um período de cerca de dois anos.

      Por outro lado, seria difícil garantir que, durante esse período de substituição, não se registassem falhas nos serviços que pudessem afectar os passageiros. Assim, para evitar o prolongamento da duração dos trabalhos e acompanhar o ritmo da recuperação económica e social geral de Macau após a pandemia, foi tomada a decisão final de suspender o serviço da Linha da Taipa e proceder à substituição dos cabos a tempo inteiro, no sentido de a concluir num curto espaço de tempo. Calcula-se que para realizar estes trabalhos e os testes preliminares, entre outros, sejam necessários cerca de 180 dias, ou seja, seis meses.

      Durante o período de suspensão do serviço da Linha da Taipa, a Sociedade do Metro Ligeiro de Macau afixará avisos nas entradas e saídas das estações para alertar os utentes, e, no início da suspensão, será destacado mais pessoal para prestar apoio e indicações nas estações, enquanto a passagem superior para peões que liga as estações manter-se-á aberta. A Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego vai, por sua vez, aumentar, de forma adequada, a frequência de partidas dos autocarros ao longo do traçado do Metro Ligeiro, a fim de satisfazer as necessidades de deslocação dos passageiros.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau