Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
30.4 ° C
30.4 °
30.4 °
78 %
6.5kmh
83 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAssociação de Embaixadores do Património de Macau promove formação

      Associação de Embaixadores do Património de Macau promove formação

      A Associação de Embaixadores do Património de Macau (AEPM) promoveu recentemente o 14º programa de formação de Embaixadores do Património de Macau. Em, co-organização com a Associação de Investigação e Inovação do Património de Macau e financiado pelo Instituto Cultural (IC) e pela Fundação de Educação e Cultura Chua de Macau, e apoiado pelo Espaço M-Axis, o evento contou a com a presença de Lam Kin Ming, representante do IC e especialista em património cultural, a proferir uma palestra sobre, precisamente, a “Lei de Protecção do Património Cultural”, programada para ser realizada online em vez de presencialmente devido à pandemia de Covid-19.

      Lam Kin Ming, de acordo com uma nota de imprensa enviada às redacções, ensinou aos participantes a terminologia e os princípios jurídicos da Lei de Protecção do Património Cultural de “uma forma fácil de compreender”. Em particular, explicou em pormenor as quatro categorias de bens imóveis avaliados: monumentos, edifícios de valor arquitectónico, complexos de edifícios e recintos, e deu exemplos dos vários tipos de bens imóveis. O curso abrangeu também o conteúdo do Plano de Conservação e Gestão do Centro Histórico de Macau, os métodos de conservação de outros tipos de património cultural e o correspondente sistema de recompensa e punição, bem como os objectivos e funções do Comité do Património Cultural.

      O curso, revelou ainda a AEPM, “foi muito informativo”, permitindo, em particular, “aos estagiários uma melhor compreensão” do articulado discutido, tendo os participantes expressado “o seu interesse no conteúdo do curso” e considerando que a lei em questão “tem um papel importante na regulamentação da protecção do património cultural de Macau”, uma vez que “tem um impacto importante no desenvolvimento da sociedade e da cidade e é um conhecimento básico que qualquer embaixador do património deve ter”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau