Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
17.9 °
15.9 °
88 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Docente apresentou comunicação académica em simpósio internacional

      Docente apresentou comunicação académica em simpósio internacional

      O Simpósio de Pesquisa em Educação Musical da Ásia-Pacífico (APSMER, na sigla inglesa) é uma conferência internacional, organizada de dois em dois anos pela maior associação do mundo dedicada ao estudo sobre a Educação Musical – Sociedade Internacional de Educação Musical (ISME, na sigla inglesa). Na sequência da sua 12.ª edição do APSMER realizada em Julho de 2019, no Instituto Politécnico de Macau (IPM), realizou-se a 13.ª edição, este ano em Tóquio, no Japão, nos dias 18 e 19 de Setembro, sob a forma de conferência online.

      O professor Dai Baisheng, do curso de Música da Escola Superior de Artes do IPM, teve uma participação activa na 13.ª edição do APSMER. Durante a realização da conferência, serviu de júri internacional das dissertações apresentadas na fase inicial, participou em todas as sessões online, desempenhou o papel de moderador de duas sessões e, numa das sessões temáticas, apresentou uma comunicação académica sobre a “Mudança dos papéis dos professores de música na Era da Informação”. O simpósio, organizado pela Sociedade Japonesa de Educação Musical, com o apoio da ISME, teve como tema “Explorar possibilidades e alternativas num futuro em constante mudança”. As comunicações da Conferência serão publicadas em formato de livro electrónico.

      Recorde-se que, na conferência APSMER de 2019, o mesmo professor, enquanto director académico do APSMER e presidente executivo dessa edição da conferência, com o apoio do IPM e de vários departamentos do Governo da RAEM, conseguiu reunir em Macau mais de 300 especialistas e professores de Educação Musical, provenientes de 15 países e regiões, que se reuniram no IPM para realizar um intercâmbio académico, em larga escala, sobre a educação musical. Nessa conferência, participaram também as seguintes entidades artísticas e de ensino ligadas à música: a Orquestra de Macau, a Orquestra Chinesa de Macau, a Escola Secundária Pui Ching de Macau, a Escola Cham Son de Macau, o Conservatório de Macau, a Associação de Regentes de Banda de Macau, o Coro Dolce Voce de Macau e o Grupo “Water Singers”, as quais apresentarem espectáculos maravilhosos, no intuito de demonstrar aos participantes o desenvolvimento da Educação Musical e da cultura musical de Macau.

      A próxima Conferência do APSMER terá lugar em Agosto de 2023, em Seul, na Coreia do Sul; enquanto a Conferência Global sobre Educação Musical, organizada pela ISME, terá lugar em Brisbane, na Austrália, de 17 a 22 de Julho de 2022.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau