Edição do dia

Quinta-feira, 18 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
25.9 ° C
27.1 °
25.9 °
94 %
6.2kmh
75 %
Qua
28 °
Qui
30 °
Sex
31 °
Sáb
29 °
Dom
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China Senadores franceses reúnem com líder de Taiwan em período de tensão com...

      Senadores franceses reúnem com líder de Taiwan em período de tensão com Pequim

      Um grupo de senadores franceses que se encontra em Taiwan, como parte de um intercâmbio entre parlamentos, reuniu ontem com a líder do território, Tsai Ing-wen, num período particularmente tenso entre Taipé e Pequim. Tsai falou brevemente à imprensa, antes de reunir com os senadores, e distinguiu o ex-ministro da Defesa francês Alain Richard com a Ordem das Nuvens Propícias, pelas “suas contribuições para as relações Taiwan – França”.

      A líder de Taiwan agradeceu a Alain Richard por liderar um esforço no Senado francês para aprovar uma resolução em apoio à participação de Taiwan em organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde.

      Pequim cortou os mecanismos de diálogo com Taipé desde a eleição de Tsai Ing-wen, do Partido Progressista Democrático (DPP, sigla em inglês), pró-independência, em 2016, e afirmou que só aceita voltar atrás se a líder taiwanesa declarar que a ilha é parte da China. Pequim opõe-se a qualquer contacto oficial com a ilha que sugira um estatuto separado do Continente chinês, como a adesão à OMS ou reuniões com funcionários de governos estrangeiros.

      O Governo chinês tentou desencorajar a visita dos senadores franceses, com a embaixada da China em França a afirmar que a visita prejudicaria as relações sino-francesas. Richard, juntamente com os outros três senadores, também vão reunir com as autoridades económicas e de saúde de Taiwan e o Conselho para Assuntos do Continente chinês, durante a visita de cinco dias. Trata-se da terceira visita a Taiwan de Richard, um ex-ministro da defesa francês, que visitou Taiwan em 2015 e 2018. Ele lidera o grupo Amizade com Taiwan, no Senado francês.

      A visita é uma viagem recorrente que os senadores franceses fazem, como parte daquele grupo informal, especialmente porque novos representantes do Senado são eleitos a cada três anos.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome