Um grupo de senadores franceses que se encontra em Taiwan, como parte de um intercâmbio entre parlamentos, reuniu ontem com a líder do território, Tsai Ing-wen, num período particularmente tenso entre Taipé e Pequim. Tsai falou brevemente à imprensa, antes de reunir com os senadores, e distinguiu o ex-ministro da Defesa francês Alain Richard com a Ordem das Nuvens Propícias, pelas “suas contribuições para as relações Taiwan – França”.
A líder de Taiwan agradeceu a Alain Richard por liderar um esforço no Senado francês para aprovar uma resolução em apoio à participação de Taiwan em organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde.
Pequim cortou os mecanismos de diálogo com Taipé desde a eleição de Tsai Ing-wen, do Partido Progressista Democrático (DPP, sigla em inglês), pró-independência, em 2016, e afirmou que só aceita voltar atrás se a líder taiwanesa declarar que a ilha é parte da China. Pequim opõe-se a qualquer contacto oficial com a ilha que sugira um estatuto separado do Continente chinês, como a adesão à OMS ou reuniões com funcionários de governos estrangeiros.
O Governo chinês tentou desencorajar a visita dos senadores franceses, com a embaixada da China em França a afirmar que a visita prejudicaria as relações sino-francesas. Richard, juntamente com os outros três senadores, também vão reunir com as autoridades económicas e de saúde de Taiwan e o Conselho para Assuntos do Continente chinês, durante a visita de cinco dias. Trata-se da terceira visita a Taiwan de Richard, um ex-ministro da defesa francês, que visitou Taiwan em 2015 e 2018. Ele lidera o grupo Amizade com Taiwan, no Senado francês.
A visita é uma viagem recorrente que os senadores franceses fazem, como parte daquele grupo informal, especialmente porque novos representantes do Senado são eleitos a cada três anos.