A edição deste ano da Maratona Internacional de Macau, organizada pelo Instituto do Desporto (ID) e pela Associação Geral de Atletismo de Macau, terá lugar no dia 5 de Dezembro, anunciou esta terça-feira a organização em conferência de imprensa.
O número é redondo, mas as circunstâncias não são dadas a muitas festas. A corrida, que tem há 18 anos o alto patrocínio o grupo Galaxy Entertainment, comemora 40 anos de existência, mas à semelhança do que sucedeu no ano passado, os maiores nomes do atletismo mundial não podem vir comemorar à RAEM devido às restrições implementadas pelas autoridades locais devido à pandemia de Covid-19. Por isso, quenianos, etíopes e afins darão lugar à nata da China continental. Uma maratona internacional que de internacional pouco terá.
O circuito da maratona, meia-maratona e mini-maratona será o mesmo das últimas edições, com as primeiras a passar pela ponte Governador Nobre de Carvalho, Templo de A-Má e Ponte de Sai Van. A organização já enviou convites aos mais consagrados atletas do país. “Convidámos alguns atletas chineses, entre os quais os vencedores das corridas do ano passado. Aguardamos a sua confirmação”, afirmou aos jornalistas, no final da conferência de imprensa, a presidente substitua do ID, Lam Lin Kio.
A organização revelou que para a edição deste ano, o número máximo de participantes na competição será de 1.400 atletas na maratona, 4.800 na meia-maratona e 5.800 na mini-maratona, e as vagas para inscrições são limitadas a um total de 12 mil participantes.
As provas terão início, como habitual, às primeiras horas do dia com a maratona e a meia-maratona a começarem às 6h00 e a mini-maratona às 6h15, desde o Estádio do Centro Desportivo Olímpico.
Os 40 anos da prova, apesar das nuances, prometem ser de festa e entusiasmo, adianta a organização. “Os cidadãos, visitantes e participantes podem envolver-se no evento nas diferentes formas, quer seja através de várias actividades promocionais online e offline, vivendo todo o entusiasmo da maratona”, notou Lam Lin Kio
Haverá, como sucedeu na edição anterior, o concurso do “Prémio do Vestuário Mais Criativo”, que, de acordo com a organização, “obteve uma boa recepção dos participantes, pelo que será organizado de novo”. “Para além disso, este ano realiza-se a actividade promocional online ‘Fantasia 40’. Também se colabora com as indústrias culturais e criativas de Macau, lançando os respectivos produtos culturais e criativos, e com os Correios de Macau se apresenta a emissão de produtos filatélicos com o tema de 40ª edição da Maratona Internacional de Macau”, acrescentou a presidente substitua do ID.
Para incentivar os atletas locais a alcançarem melhores resultados, esta edição terá a atribuição da “Taça do GEG Macau” aos campeões da maratona e meia-maratona nas categorias masculina e feminina aos participantes de Macau, bem como prémios atribuídos pelo patrocinador principal do evento.
Inscrições começam este fim-de-semana
As inscrições nas categorias da maratona e da meia-maratona começam a poder ser feitas a partir das 9h do próximo sábado, dia 25 de Setembro. Já as inscrições na categoria da mini-maratona começam no dia seguinte, também pelas 9h. Todos s interessados poderão efectuar as inscrições através da página electrónica oficial do evento em www.macaomarathon.com ou através da leitura do código QR da corrida.
A organização lembra que os participantes têm de possuir uma conta pessoal de inscrição. Por isso, “quem não possui uma conta online pode aceder à página electrónica oficial para se inscrever e, uma vez registado, está pronto para fazer login e inscrever os dados”.
Será ainda atribuída a “Taça Grupo Activo” da mini-maratona aos vencedores das diferentes categorias com o maior número de participantes, nomeadamente, escolas, organizações desportivas, organizações legalmente registadas, serviços públicos e privados.
Todos os participantes das três corridas têm de estar totalmente vacinados contra a Covid-19 e ser portadores de um certificado válido onde conste o resultado negativo de teste de ácido nucleico à doença, com validade não superior a 14 dias à data da realização das provas.