Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
18.9 ° C
18.9 °
17.9 °
77 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Xi Jinping envia condolências pela morte de “amigo da China”

      Xi Jinping envia condolências pela morte de “amigo da China”

      O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, expressou ontem condolências à família de Jorge Sampaio, numa nota enviada à agência Lusa, recordando o antigo Chefe de Estado português como um “amigo da China”.

      Xi recordou as “contribuições positivas” de Sampaio para o desenvolvimento das relações entre a China e Portugal. “A China expressa profundas condolências pela infeliz morte de [Jorge] Sampaio”, lê-se na mesma nota, enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

      Também o Chefe do Governo de Macau “lamentou profundamente” a morte do antigo presidente português Jorge Sampaio, indicou ontem, uma nota oficial.

      Ho Iat Seng enviou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “uma carta de condolências onde expressou, em representação da Região Administrativa Especial de Macau e em seu nome pessoal, o profundo pesar, endereçando à família enlutada as mais sentidas condolências”.

      De acordo com a mesma nota, o chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Alexis Tam, representou as autoridades do território no funeral, para expressar “os mais sinceros pêsames”.

      Recorde-se que Jorge Sampaio presidiu à transferência da administração de Macau para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, ao lado do então presidente chinês Jiang Zemin. Na altura, o antigo chefe de Estado português destacou a importância da Declaração Conjunta Luso-Chinesa, assinada em 1987 entre os dois países.

      Jorge Sampaio morreu na passada sexta-feira aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde estava internado desde 27 de Agosto, na sequência de dificuldades respiratórias. O velório e o funeral, com honras de Estado, realizou-se no domingo, e foi antecedido por uma homenagem nacional no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau