Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
17.9 °
15.9 °
88 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade DSC esclarece que rácio entre guardas prisionais e reclusos é de 1...

      DSC esclarece que rácio entre guardas prisionais e reclusos é de 1 para 11

      A Direcção dos Serviços Correccionais (DSC) esclareceu ontem que o rácio entre reclusos e guardas prisionais é maior do que o que tinha sido noticiado na terça-feira pelo PONTO FINAL. Segundo as contas das autoridades, o rácio entre Janeiro e Agosto deste ano, no Estabelecimento Prisional de Coloane, é de um guarda prisional para cada 11 reclusos nos turnos da manhã e da tarde. Porém, no turno da noite, o rácio sobe para 19 reclusos por cada guarda prisional.

      A DSC diz que, tanto no turno da manhã como no turno da tarde, há 141 guardas de serviço. No turno da noite, há 80. A média de reclusos ao longo dos primeiros oito meses do ano foi de 1.540.

      O PONTO FINAL tinha noticiado na terça-feira que o rácio era de um guarda para cada 2,6 reclusos, em média, tendo sido dividido o número de guardas pelo número de reclusos. A DSC explica que “a prisão é um serviço que funciona 24 horas por dia, pelo que os guardas estão divididos em quatro turnos para a prestação do serviço, incluindo turno de manhã, de tarde e de noite, bem como um turno em descanso e férias”.

      De acordo com os dados da DSC, até Julho deste ano havia 1.316 reclusos do sexo masculino e 225 do sexo feminino. Em comparação com o ano passado, o número de reclusos do sexo masculino caiu, sendo que em 2020 o número era de 1.337. Já o número de mulheres reclusas no Estabelecimento Prisional de Coloane era de 211.