Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
29.8 ° C
29.8 °
29.8 °
83 %
6.2kmh
100 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaClaudia Xu Jian nomeada como nova vice-reitora da Universidade de Macau

      Claudia Xu Jian nomeada como nova vice-reitora da Universidade de Macau

      A Universidade de Macau (UM) anunciou ontem a nomeação de Claudia Xu Jian como nova vice-reitora da instituição. A nova vice-reitora assume as novas funções a partir de segunda-feira. Num comunicado divulgado ontem, a UM frisa que Claudia Xu Jian foi nomeada após um processo de recrutamento global e rigoroso.

      Claudia Xu Jian tem mais de 25 anos de experiência na área de administração, planeamento estratégico e gestão da inovação, e estabeleceu parcerias estreitas com o sector académico e a indústria. Anteriormente, a responsável era directora comercial da Hong Kong Science and Technology Parks Corporation.

      No comunicado da UM, o reitor, Yonghua Song, deu as boas-vindas a Claudia Xu Jian e descreveu-a como tendo “excelentes capacidades de liderança” e estando “familiarizada com o desenvolvimento de políticas universitárias, processo de inovação, e comercialização de tecnologia”.

      O reitor disse estar confiante de que a nova vice-reitora “trará novas ideias e ímpeto à universidade e a levará para o próximo nível”, e acrescentou que espera “utilizar a sua experiência de gestão no meio académico, empresarial, científico e de inovação, para contribuir para um melhor ambiente académico, de investigação e de trabalho para a universidade e para a realização da visão e missão partilhada de todos os membros da UM”.

      Claudia Xu Jian é doutorada pelo Instituto Politécnico Nacional de Toulouse, em França, tendo-se especializado em energia na empresa McKinsey e em desenvolvimento de negócios na Bechtel, de Hong Kong. Entrou para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) em 2000, onde foi responsável pela transferência e comercialização de tecnologia, colaboração industrial, gestão de IP e licenciamento de patentes, e incubação de empresas tecnológicas em fase de arranque.

      A nova vice-reitora foi também directora do Centro de Transferência de Tecnologia da HKUST e directora executiva da HKUST R and D Corporation Ltd. Antes de se juntar à UM, foi directora comercial da Hong Kong Science and Technology Parks Corporation, responsável pela construção e promoção do ecossistema para o empreendedorismo inovador e a comercialização da ciência e tecnologia em Hong Kong, e estabeleceu parcerias com o meio académico e a indústria na região. Foi membro do Grupo de Trabalho Cidade Inteligente e Conectividade Digital no âmbito do Comité do Cinturão e Estradas da HKTDC, membro fundador da Hong Kong Industry-University-Research Collaboration Association, e membro do Comité Consultivo para a Revisão do Sistema de Patentes em Hong Kong para o Departamento de Propriedade Intelectual do Governo da RAEHK.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau