Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
17.9 ° C
17.9 °
16.9 °
88 %
2.6kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China China supera Estados Unidos como principal parceiro comercial da União Europeia

      China supera Estados Unidos como principal parceiro comercial da União Europeia

      A China ultrapassou os Estados Unidos como o principal parceiro comercial da União Europeia (UE), no segundo trimestre de 2021, segundo dados publicados ontem pelo serviço de estatísticas comunitário Eurostat. Entre o primeiro trimestre de 2019 e o segundo de 2021, a percentagem de importações da China para a UE aumentou em 4%.

      No caso da Suíça, a participação das importações cresceu no mesmo período em 0,7%. As importações oriundas do Reino Unido caíram 3,4%, seguidas das da Rússia (que sofreram queda de 1,1%) e dos Estados Unidos (1%).

      Segundo o Eurostat, os fatores que contribuíram para a queda das importações oriundas dos restantes parceiros estão relacionados com a pandemia da covid-19. No caso do Reino Unido, a saída do país da UE também teve influência. No mesmo período, as exportações europeias para a China aumentaram 1,5%, enquanto para o Reino Unido diminuíram 3,2%. As exportações para a Rússia, Suíça e Estados Unidos cresceram menos de 0,6%.

      De acordo com o Eurostat, o ‘superavit’ comercial da UE diminuiu no segundo trimestre, passando de 46 mil milhões de euros, nos primeiros três meses do ano, para 29 mil milhões entre Abril e Junho.

      O valor das exportações de bens da UE para países terceiros situou-se ligeiramente acima do nível no primeiro trimestre de 2019. No entanto, o valor das importações no mesmo período mostrou uma recuperação mais forte. Como resultado, o excedente comercial da UE diminuiu de 46 mil milhões de euros para 29 mil milhões de euros.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau