Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
29.8 ° C
29.8 °
29.8 °
83 %
6.2kmh
100 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaCAEAL realizou simulacro para plano de contingência das eleições

      CAEAL realizou simulacro para plano de contingência das eleições

      COVID-19

      A Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL) realizou um simulacro da execução do plano de contingência das eleições caso a situação epidémica se altere e seja necessário activar o plano de prevenção epidémica com recurso ao isolamento de zonas da cidade. O exercício contou com a participação do Corpo de Polícia de Segurança Pública (CPSP), do Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) e dos Serviços de Saúde.

      O exercício foi realizado na sede da Unidade Táctica de Intervenção da Polícia e consistiu na instalação de uma assembleia de voto móvel nas zonas de prevenção, com os trabalhadores do local a procederem ao aviso e à organização da deslocação dos eleitores até à assembleia de voto para votar, e com os membros da mesa equipados com roupas de protecção adequadas em todo o processo na execução de trabalhos.

      Num comunicado divulgado ontem, a CAEAL diz que o simulacro “alcançou os resultados previstos, tendo ficado ainda mais clarificada a divisão de trabalho entre os serviços participantes, nomeadamente os procedimentos da mesa, assim como, a pormenorização da organização da prevenção da epidemia durante o processo de votação”.

      A CAEAL diz que, assim que tiver conhecimento de que existe uma área concreta de isolamento, vai enviar pessoal ao local para determinar a localização adequada à instalação das assembleias de voto móveis, para, em seguida, enviar os autocarros de médio porte e os materiais necessários. As câmaras de voto serão instaladas dentro das tendas, sendo o processo de verificação da identificação do eleitor, atribuição do boletim de voto e de preenchimento do boletim de voto efectuado nas tendas, e as urnas estarão colocadas no local de entrada e saída dos autocarros de porte médio.

      Os trabalhadores da CAEAL irão depois saber se os residentes da respectiva zona são ou não eleitores e se os mesmos têm ou não a intenção de votar. Realizados os testes de ácido nucleico, os eleitores com resultado negativo serão avisados da hora determinada para sair de casa para votar, devendo desinfectar as mãos e usar luvas descartáveis antes de entrar nas assembleias de voto móveis, e, concluído o exercício de voto, terão que regressar a casa com a maior brevidade possível. Os membros da mesa irão também limpar e desinfectar constantemente as urnas e demais materiais.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau