Edição do dia

Sábado, 1 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
3.6kmh
20 %
Sex
27 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura A Grande Baía vista do céu, em exposição na Fundação Rui Cunha

      A Grande Baía vista do céu, em exposição na Fundação Rui Cunha

      A área da Grande Baía tem sido tema de vários projectos e iniciativas no território devido ao seu potencial. Desta vez, apresenta-se hoje na galeria da Fundação Rui Cunha uma mostra de 36 fotografias com imagens captadas por drones em várias cidades da Grande Baía. O projecto, organizado pela Associação de Fotografia Aérea de Macau, pretende mostrar ao público de Macau o que há em termos de oferta nas regiões vizinhas para incentivar o turismo.

      A Associação de Fotografia Aérea de Macau vai inaugurar hoje a exposição de fotografia aérea “Greater Bay Area Sky”, coorganizada pela Fundação Rui Cunha, onde o evento será realizado. Esta iniciativa vai reunir os trabalhos de 17 membros amadores da associação, reunindo uma mostra de 36 fotografias captadas por drones pelos céus de Macau e restantes cidades da região da Grande Baía, com recurso às tecnologias actuais.

      O desafio lançado aos participantes é o de promover o desenvolvimento da arte e tecnologia da fotografia aérea, bem como criar uma plataforma de comunicação e de intercâmbio artístico e cultural para impulsionar um interesse crescente nesta actividade.

      Esta iniciativa, com inauguração marcada para as 18h30, apresentar também, pelas 16h, uma palestra em cantonês, com o tema “Como fazer fotografia aérea popular e segura”, apresentada pelos oradores convidados André Hong e Eric Ho, que pretendem partilhar experiências e conhecimento sobre as técnicas de fotografia aérea, os regulamentos em vigor, bem como a utilização de drones no território e nas áreas vizinhas.

      André Hong, presidente da Associação de Fotografia Aérea de Macau, falou ao PONTO FINAL acerca do que consiste a iniciativa, que anda a exibir projectos desde 2020. “No ano passado lançámos uma exposição também, mas o tema englobava fotos aéreas de Macau apenas”, começa por explicar o empresário que lida com drones e robótica como profissão.

      Todas as 36 fotografias expostas nesta exposição são, de acordo com o presidente da associação, tiradas muito recentemente. “Todas as fotos em mostra foram tiradas este ano, e a grande maioria até é dos últimos três ou quatro meses”, referiu.

      Em relação à importância do tema, o entusiasta de fotografia refere que este tema da Grande Baía representa algo de grande relevância em Macau, não só porque a área engloba o território, como também, de acordo com o presidente, ainda há muitas pessoas em Macau que não conhecem bem a zona, apesar de estarmos tao perto. “Esta área da Grande Baía é-nos muito chegada em termos geográficos e em tradições. Este projecto espera também poder usar este tópico para encorajar as pessoas que podem ir para fora de Macau e visitar estes espaços e ver o que há de diferente”, prosseguiu.

      “Desde a economia à história, tudo na área da Grande Baía está a mudar muito rapidamente. Talvez um dia possamos viajar até lá para ver a zona num determinado ângulo, e apenas uns anos mais tarde tudo já estará mudado. Por isso esperamos realmente qua as pessoas possam ir com mais frequência e actualizar mais o que vêem para depois voltar e partilhar com outras pessoas, que é isso que estamos a fazer com esta mostra de fotos”, assinala.

      Quando questionado acerca da legislação do uso de drones no território, André Hong mostra-se muito optimista. “Contrariamente do que se fala, é muito simples. É preciso apenas conhecer a lei e os requisitos do Governo, porque eles deixam bem claro as directrizes do uso de drones nesta área”, conclui.

      A galeria da Fundação Rui Cunha vai ter a exposição patente até ao dia 14 de Setembro, sendo a admissão à palestra livre, sujeita a limitação de capacidade devido à actual situação pandémica.

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome