Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
30.4 ° C
30.4 °
30.4 °
78 %
6.5kmh
83 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioDesportoDespedida com incentivos à delegação desportiva da RAEM na partida para os...

      Despedida com incentivos à delegação desportiva da RAEM na partida para os Jogos Nacionais

      A Delegação Desportiva da RAEM esteve presente numa cerimónia de despedida rumo aos 14.º Jogos Nacionais e na qual marcou presença também o Chefe do Executivo. No evento estiveram também presentes os chefes de equipa, treinadores e atletas que assistiram à entrega da bandeira da RAEM ao Executivo, que encorajou a delegação a alcançar bons resultados desportivos.

      A sede do Governo foi ontem palco de uma cerimónia de Despedida da Delegação Desportiva da RAEM para os 14.º Jogos Nacionais. No evento, o Chefe do Executivo fez um discurso que procurou motivar os 154 membros da Delegação Desportiva de Macau, tendo ainda sido entregue a bandeira da RAEM para assinalar o evento.

      Os Jogos Nacionais vão realizar-se entre 15 e 27 de Setembro em Xian, na província de Shanxi. O Chefe do Executivo salientou nesta cerimónia, no seu discurso, que a delegação necessitará de obedecer rigorosamente aos requisitos de prevenção da epidemia estabelecida pela organização do evento e efectuar os testes de ácido nucleico antes do regresso a Macau, garantindo a segurança dos atletas e da população local. Igualmente na sua intervenção, o governante aproveitou para encorajar os atletas para o alcance de “excelentes resultados”, demonstrando o seu melhor possível.

      A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura e também Chefe da Delegação Desportiva da RAEM, Ao Ieong U, discursou também no evento referindo que para esta delegação desportiva, que terá a participação de 17 modalidades este ano, o Governo de RAEM concretizou o estipulado nas Linhas de Acção Governativa relativamente ao desenvolvimento simultâneo do Desporto para Todos e do desporto competitivo, dando grande importância na formação dos atletas através do aperfeiçoamento das infraestruturas, do apoio ao desenvolvimento geral dos atletas, aproveitando as cooperações regionais para apoiar a participação destes em diferentes eventos desportivos, construindo condições para a elevação de um nível competitivo, refere um comunicado da organização.

      A governante referiu também que espera que os atletas de Macau possam demonstrar o seu melhor, bem como intercambiar e aprender com os atletas das diferentes províncias enquanto estabelecem laços de amizade.

      Estiveram ainda presentes na cerimónia de despedida o presidente do Instituto do Desporto e sub-chefe da Delegação Desportiva da RAEM, Pun Weng Kun, dirigentes, treinadores e atletas de diferentes modalidades.

      A Delegação Desportiva da RAEM participará nos Jogos Nacionais com 154 membros em 17 modalidades, incluindo atletismo, modalidades aquáticas (natação, natação artística, saltos para água), ciclismo (estrada e pista), triatlo, voleibol de praia, ténis de mesa, badminton, ténis, karaté-do judo, taekwondo, esgrima, boxe, wushu (taolu e sanda), tiro, canoagem e vela (RS-X, Laser). Os atletas das diferentes modalidades partirão separadamente de acordo com o período de competição, foi ainda referido.

      As medidas de prevenção de epidemias destes Jogos Nacionais são muito exigentes, segundo a organização, e será implementada uma gestão rigorosa de circuito fechado. A Delegação Desportiva da RAEM irá “cooperar rigorosamente” os requisitos e medidas de prevenção de epidemias seguidas pela a organização.

      Actualmente, todos os membros participantes da delegação têm completadas as duas doses da vacina contra a Covid-19 antes da chegada a Shanxi, onde será medida a temperatura corporal e apresentada a declaração de saúde diariamente, e serão efectuados testes de ácido nucleico nos 14 dias, 7 dias e 48 horas antes da partida. Após a chegada às diferentes zonas de competição, será necessário ainda efectuar os testes de ácido nucleico a cada 3 dias de forma a cooperar com os trabalhos de prevenção da epidemia.

      Foi divulgado também que devido à pandemia, a delegação deverá permanecer no recinto designado e os atletas não poderão sair para actividade turísticas. Após a conclusão das competições, a delegação deverá efectuar os testes de ácido nucleico no local, e após o regresso a Macau a sua situação deve ser acompanhada consoante o desenvolvimento da epidemia, bem como tomar as providências correspondentes e cooperar com as directrizes relevantes de prevenção de epidemias.

      Pun Weng Kun referiu, em resposta à imprensa sobre os Jogos Nacionais em 2025 em que Macau vai coorganizar com Hong Kong e Guangdong, que se sente confiante pois Macau tem experiência em organizar Jogos de grande envergadura. “O nosso principio é sempre de simplificar e de fornecer um evento maravilhoso à população”, referiu aos jornalistas, assinalando, porém, que o principal é estabelecer e garantir que sejam cumpridos os pré-requisitos dos Serviços de Saúde.