Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Setembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.4 °
27.9 °
89 %
6.2kmh
40 %
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Wong Kit Cheng pede ao Governo mais apoio económico para a população

      Wong Kit Cheng pede ao Governo mais apoio económico para a população

      Enquanto aguarda com expectativa a próxima fase de estabilização económica, a deputada recorda que a pandemia tem vindo a abrandar o ritmo de recuperação económica de Macau devido às várias medidas restritivas que o Governo local tem vindo a implementar. Apoios para individuais e para empresas estão na ordem do dia da agenda da enfermeira.

      A deputada da Assembleia Legislativa Wong Kit Cheng, eleita pela Bom Lar, sugeriu ontem, em nota de imprensa, que o Governo liderado por Ho Iat Seng estude a próxima fase das medidas de estabilização económica para ajudar os empresários e residentes. “Os repetidos surtos abrandaram o ritmo da recuperação económica em Macau. As várias medidas de prevenção e restrições à imigração afectaram muitas indústrias, especialmente as PME relacionadas com o turismo e, embora o período de validade de sete dias para testes de ácido nucleico tenha sido restabelecido recentemente, a vinda de turistas a Macau continua afectada”, disse Wong Kit Cheng, citada na mesma nota de imprensa.

      A também enfermeira e vice-presidente da Direcção da Associação Geral das Mulheres, referiu que tem recebido feedback do comércio localizado nas áreas de código vermelho, afectadas pela descoberta de quatro casos locais de infecção por SARS-CoV-2 no início deste mês.

      Ao mesmo tempo, diversos comerciantes do sector da restauração e do sector da venda a retalho têm admitido que a maioria dos residentes de Macau já esgotou o plafond nos cartões de consumo electrónico dado pelo Governo em Junho, tendo o consumo diminuído sobremaneira nos últimos tempos. “Os comerciantes esperam que as autoridades possam lançar uma nova ronda de políticas de relançamento económico para aumentar a confiança na luta a longo prazo contra a pandemia”, revelou a deputada, que deixa na nota de imprensa cinco sugestões ao Executivo local.

      Wong Kit Cheng defende uma avaliação faseada do sistema de descontos criado no sistema dos cartões de consumo electrónico para se “compreender, de facto, qual o seu impacto e eficácia nos vários sectores”. “É preciso prestar muita atenção às mudanças no ambiente económico, que servirão de referência para a próxima fase de medidas para estabilizar a economia, preservar o emprego e cuidar da subsistência das pessoas”, defende a deputada.

      Ao mesmo tempo, a representante do Bom Lar considera essencial o Governo “avançar com a liberalização de pagamentos em dinheiro no início do próximo ano, por forma a aliviar o fardo de várias indústrias locais”. “Para além do apoio económico real, propõe-se que os benefícios fiscais para as pessoas e empresas sejam alargados, e que seja concedido um subsídio universal de água e electricidade às empresas e residentes, bem como sejam considerados novos subsídios para despesas diárias, tais como despesas de Internet e telefone, de modo a aliviar o mais possível a carga financeira de toda a população”, sugere ainda a responsável da Associação Geral das Mulheres, que ainda refere que as autoridades devem pensar em “prestar apoio financeiro adequado às empresas que não possam operar e aos residentes que não possam ir trabalhar”.

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome