Edição do dia

Terça-feira, 9 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
27.9 °
26.9 °
83 %
5.1kmh
20 %
Seg
28 °
Ter
28 °
Qua
29 °
Qui
28 °
Sex
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura “Art Fitting” combina a arte com a tecnologia de realidade aumentada

      “Art Fitting” combina a arte com a tecnologia de realidade aumentada

      É uma das propostas da Arte Macau. A iteração dimensional surge no cartaz do evento promovido pelo Instituto Cultural, subordinado ao tema “Criar para o Bem-estar”, para permitir ao público vivenciar um mundo paralelo para além da exposição física, onde a matemática tem sempre uma palavra a dizer.

      Com o intuito de transcender o espaço das exposições e as fronteiras geográficas, bem como reforçar a experiência interactiva entre o público e as obras artísticas, a Bienal Internacional de Arte de Macau (Arte Macau) apresenta o “Art Fitting”, um evento que constrói uma plataforma de exibição online, uma nova obra criada pelo artista de tecnologia Chen Baoyang, integrando a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) e as características artísticas.

      Na verdade, o “Art Fitting” é uma aplicação móvel que, após descarregada, permite ao público vivenciar um mundo paralelo para além da exposição física. O nome “Art Fitting” provém de “ajuste”, um termo matemático que remete para um método de ligar uma série de pontos num plano através de uma linha curva suave, que contém inúmeras possibilidades. O artista faz uso do nome e significado de “ajuste”, fazendo da ligação entre os locais de exposição em diferentes partes de Macau uma metáfora de ligação do mundo com criatividade, e reconectando o mundo pós-pandémico através da arte. Isso é a tal iteração dimensional.

      Depois de descarregada a aplicação, os visitantes podem usar a aplicação nos espaços designados para apreciar e experienciar as criações artísticas em realidade aumentada, ou optar por participar na experiência de RA “fora do local”. A aplicação “Art Fitting” também inclui uma variedade de funcionalidades, nomeadamente, navegação de mapas, instruções de utilização, assim como apresentações das exposições de “Arte Macau”. A aplicação será constantemente actualizada e contará com interfaces em chinês tradicional e simplificado, inglês e português. Residentes e visitantes podem descarregá-la gratuitamente, pesquisando “Art Fitting” nas lojas App Store e Google Play, e usá-la para tirar fotos.

      Chen Baoyang, nascido em 1989, é curador e artista de tecnologia diplomado pela Columbia University com o grau de mestre, explora a relação entre a tecnologia, os artistas e o público através da pesquisa sobre a ontologia da tecnologia. A sua pesquisa foi publicada em conferências e periódicos da Conferência Internacional Conjunta sobre Inteligência Artificial (IJCAI, na sigla em inglês), do Instituto de Engenheiros Electrotécnicos e Electrónicos (IEEE) e Associação para Maquinaria da Computação (ACM, na sigla em inglês). Realizou também diversas exposições, a título individual, em diversas cidades do Interior da China, mas também Nova Iorque ou Los Angeles, nos EUA, ou em Londres ou Arles, em França.

      O Arte Macau, evento a acontecer até 7 de Outubro, é organizado pelo Instituto Cultural (IC) e pela Direcção dos Serviços de Turismo de Macau e co-organizada pela Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude, Galaxy Entertainment Group, Melco Resorts & Entertainment Limited, MGM, Sands China Ltd., SJM RESORTS, S.A., Wynn Macau, Limited e o Nam Kwong (Group) Company Limited. Tem o alto patrocínio da Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura e da Secretaria para a Economia e Finanças.

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome