Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
29.8 ° C
29.8 °
29.8 °
83 %
6.2kmh
100 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeEspaços de entretenimento e lazer reabrem amanhã

      Espaços de entretenimento e lazer reabrem amanhã

      Agora é oficial: os estabelecimentos de entretenimento que estiveram encerrados durante duas semanas vão poder reabrir amanhã. Na conferência de imprensa de ontem, as autoridades de saúde indicaram também que será levantada a quarentena imposta aos residentes que estavam nas zonas de código amarelo e vermelho. Os responsáveis anunciaram também um novo método de rastreio dos cidadãos que apresentem sintomas suspeitos.

      Foi confirmado ontem pelo Governo que a partir de amanhã podem reabrir os estabelecimentos de entretenimento que estiveram encerrados nas últimas duas semanas. Além disso, como os testes de ácido nucleico têm sido todos negativos, também vão poder sair de quarentena domiciliária quem reside nas zonas de código amarelo e vermelho. Na conferência de imprensa de ontem do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus foram anunciados novos métodos de rastreio para quem tem sintomas.

      Foi publicado ontem em Boletim Oficial o despacho do Chefe do Executivo que vai permitir que reabram os espaços de entretenimento que estiveram fechados para minimizar o risco de transmissão da Covid-19 na comunidade.

      Um comunicado divulgado mais tarde pelo Governo explicou que a medida é aplicada “em consideração o abrandamento da situação epidémica da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus, e para recuperar, gradualmente, a normalidade da sociedade em termos de produtividade e ordem social”.

      Recorde-se que, a 5 de Agosto, o Governo decretou o encerramento de cinemas, teatros, parques de diversões em recintos fechados, salas de máquinas de diversão, cibercafés, salas de bilhar e bowling, saunas e salões de massagens, salões de beleza, ginásios, ‘health clubs’, karaokes, bares, discotecas, salas de dança e ‘cabarets’.

      Antes de retomarem as suas actividades, os recintos deverão proceder ao trabalhos de limpeza e desinfecção das instalações. A Direcção dos Serviços de Turismo (DST), o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) e o Instituto do Desporto (ID) vão reforçar a fiscalização dos respectivos locais.

      Também as pessoas que estão em isolamento nas zonas de código vermelho e amarelo vão poder voltar a sair de casa a partir de amanhã. Leong Iek Hou, coordenadora do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, explicou que, como todos os testes de ácido nucleico feitos a esses residentes deram negativo, a quarentena pode ser levantada amanhã, ficando ainda dependente do resultado do último teste feito hoje.

       

      NOVAS ORIENTAÇÕES PARA A DESPISTAGEM

      Ontem também foram anunciadas novas medidas para quem manifeste sintomas suspeitos de Covid-19. Segundo as novas orientações, todos os médicos das instituições médicas devem realizar uma avaliação de risco para doentes que apresentam sintomas suspeitos, tais como, febre, tosse seca, fadiga, dor de garganta, perda do olfacto, perda do paladar, diarreia, submetendo-os à possibilidade de realização imediata de testes de ácido nucleico.

      Os casos suspeitos são divididos em três categorias. Para os casos de risco de infecção baixo que estiverem em instituições médicas que não possam proceder à realização imediata do teste, o médico deve avisá-los de que têm 24 horas para o fazer. Caso essa pessoa tenha risco de infecção elevado devem ser imediatamente enviadas para instituições médicas onde o teste possa ser feito ou ficar isolamento, consoante os seus riscos de infecção. Neste caso, os pacientes deverão esperar nas instalações de isolamento para serem testados e, se necessário, permanecer em isolamento até que o potencial risco seja eliminado.

      Os médicos do sector privado deverão, então, carregar no sistema do Código de Saúde os sintomas relevantes para que seja verificado se nas últimas 24 horas os doentes fizeram o teste de ácido nucleico. Se não houver nenhum resultado, o código fica amarelo e será enviada uma mensagem a pedir ao paciente que faça o teste o mais rápido possível. Quando o teste for realizado, e se o resultado for negativo, o código volta à cor verde.

       

      AUTORIDADES NEGAM DUALIDADE DE CRITÉRIOS PARA QUARENTENAS

      Na conferência de imprensa de ontem, as autoridades de saúde foram questionadas sobre a diferença de tratamento relativamente às quarentenas. As pessoas que estão nas zonas de código vermelho e amarelo estiveram potencialmente em risco de contacto com a variante Delta e fazem uma quarentena de 14 dias. Já os residentes que chegam do estrangeiro, que também terão estado em risco de contacto com a variante Delta, têm de fazer uma quarentena de 21 dias mais sete de auto-observação. Leong Iek Hou disse que “no estrangeiro a propagação na comunidade nunca parou, por isso o risco é muito mais elevado do que as pessoas que se encontram nas zonas amarelas e vermelha”. “No estrangeiro há muitos casos, mas o risco é muito maior”, assinalou.

      Questionada sobre quantos dos casos detectados em Macau foram diagnosticados no período entre o 14.º e o 21.º dias da quarentena, Leong Iek Hou disse não ter esses dados.

      Tai Wa Hou, por fim, voltou a apelar à vacinação e a assegurar a população de que as vacinas administradas em Macau são seguras. O responsável pelo plano de vacinação assumiu que estamos “numa fase de abrandamento” da vacinação.

      De acordo com os dados divulgados ontem, já foram administradas em Macau 561.045 doses de vacinas contra a Covid-19 em 309.579 pessoas. Destas, 56.282 só ainda têm a primeira dose, enquanto 253.297 já estão totalmente vacinadas.